Câmara aprova Bancada Negra, com projeto de autoria de Talíria Petrone

"A Bancada Negra é mais uma forma para que nossas vozes e os projetos antirracistas tenham a importância que merecem”, afirmou a deputada

1 nov 2023, 16:34 Tempo de leitura: 0 minutos, 59 segundos
Câmara aprova Bancada Negra, com projeto de autoria de Talíria Petrone

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 1º, a criação da Bancada Negra. O Projeto de Resolução 116/2023, de autoria dos deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Damião Feliciano (UNIÃO-PB) e relatado pelo deputado Antônio Brito (PT-BA), garante voz e voto nas reuniões de líderes, além de tempo de fala de 5 minutos semanais no plenário da Câmara.

A deputada Talíria destaca a importância dessa iniciativa para que os projetos voltados à população negra tenham maior relevância no parlamento. “Essa é uma aprovação histórica! Apesar de sermos a maioria do povo brasileiro, ainda somos muito sub-representados nos espaços de poder. Na Câmara, são apenas 135 deputados e deputadas que se autodeclaram negros, num universo de 513 deputados. A Bancada Negra é mais uma forma para que nossas vozes e os projetos antirracistas tenham a importância que merecem”.

Talíria ainda lembrou da trajetória da deputada Benedita da Silva, que carrega a luta do povo negro desde a Constituinte, além de Abdias do Nascimento e Caó, ativistas antirracistas que também inscreveram seus nomes no parlamento.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados