Bruno e Dom: parlamentares se reúnem com servidores da Funai e família do indigenista

Beatriz Matos, mulher de Bruno, pediu apoio aos parlamentares para cobrar que o Estado assuma suas responsabilidades no caso

14 jun 2022, 16:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundos
Bruno e Dom: parlamentares se reúnem com servidores da Funai e família do indigenista

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados, a pedido da deputada Vivi Reis (PSOL), recebeu nesta terça-feira (14/6) uma comissão de servidores da Funai, que estão em greve. Participaram as deputadas Talíria Petrone (PSOL), Fernanda Melchionna (PSOL), Áurea Carolina (PSOL) e Helder Salomão (PT). O grupo foi ouvido pelo presidente da CDHM, deputado Orlando Silva (PCdoB).

Os servidores estão realizando paralisação em função do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. A reunião também contou com participação da antropóloga Beatriz Matos, mulher de Bruno, de forma virtual.

Os servidores apresentaram a carta assinada pela CONDSEF e FENADSEF, encaminhada ao presidente da Funai, Marcelo Xavier, com a pauta da paralização. Eles também relataram o aumento vertiginoso de violência contra indígenas nos últimos dois anos e, sobretudo, a inadmissível reação do governo federal com relação ao desaparecimento de Bruno e Dom.

O presidente da Funai se manifestou poucas vezes sobre o episódio e Bolsonaro tentou responsabilizar as próprias vítimas. Marcelo Xavier é delegado federal e foi indicado para assumir o cargo por integrantes da bancada ruralista no Congresso Nacional.

O momento da participação da mulher de Bruno na reunião foi a portas fechadas. Beatriz Matos pediu empenho aos parlamentares para cobrar respostas e que o Estado assuma suas responsabilidades no caso.

[Foto: Bruna Menezes]