Boulos pede que MP investigue Nunes por falta de livros em escolas municipais

O deputado Guilherme Boulos acionou nesta quinta-feira (21) o Ministério Público de São Paulo para que o órgão investigue a gestão Ricardo Nunes pela falta de livros didáticos na rede municipal de ensino

22 mar 2024, 13:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
Boulos pede que MP investigue Nunes por falta de livros em escolas municipais

Mesmo dois meses depois do início do ano letivo, diversas escolas da rede pública paulistana estão sem livros de diferentes disciplinas, como matemática, geografia, história e ciências. Algumas unidades não receberam nenhum dos livros didáticos ou receberam quantidades absolutamente insuficientes.

A escassez foi denunciada em reportagem veiculada hoje pela Rede Globo.

Em um dos casos, uma escola entregou apenas seis livros de história e geografia aos alunos – apesar de haver cerca de 30 alunos matriculados na turma, de 5º ano. O Tribunal de Contas do Município, segundo a reportagem, já está apurando a situação.

Estes livros são fornecidos por solicitação da Prefeitura de São Paulo pelo Ministério da Educação. No entanto, segundo a reportagem, a gestão Ricardo Nunes não informou se cumpriu os prazos necessários para realizar o pedido – o primeiro, já vencido, em 11 de março, e o segundo, a vencer, em 25 de março. A administração municipal também não disse quando resolverá o problema.

Na representação ao Ministério Público, Boulos pede, além da investigação, que a gestão Ricardo Nunes atue “de forma imediata” para pedir os livros didáticos ao MEC.

Além disso, solicita ao MP que determine à Prefeitura a apresentação de um cronograma para regularizar o fornecimento do material complementar denominado “Cadernos da Cidade”, que é produzido integralmente pela administração municipal. Esse material também não chegou às escolas da rede pública paulistana.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados