Boulos aciona BC e pede fiscalização de bancos que se recusem a abrir contas gratuitas

"Não bastasse cobrar juros de mais de 400% ao ano, agora os bancos não querem cumprir a lei"

15 jun 2023, 19:46 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
Boulos aciona BC e pede fiscalização de bancos que se recusem a abrir contas gratuitas

O deputado federal Guilherme Boulos enviou nesta quinta-feira (15) um requerimento ao Banco Central pedindo a fiscalização de instituições financeiras que se recusem a abrir contas gratuitas à população – um direito garantido por resolução do próprio BC.

A medida visa reforçar a pressão popular diante da recusa, que ganhou força nos últimos dias após a influencer Nath Finanças divulgar a existência das contas gratuitas. A postagem da especialista já teve mais de 20 milhões de visualizações.

“Não basta cobrar juros de mais de 400% ao ano, agora os bancos não querem cumprir a lei. Isso é inadmissível”, afirma o deputado. “As contas gratuitas não são nenhum favor prestado pelas instituições financeiras, que preferem desrespeitar o direito do cidadão a verem seus lucros bilionários serem reduzidos”, critica.

As chamadas contas de Serviços Essenciais existem desde 2007, mas são pouco divulgadas pelos bancos – que tem boa parte de seus lucros bilionários atrelada à cobrança de tarifas dos correntistas. Em 2022, o setor teve lucro líquido de R$ 139 bilhões, alta de 2% em relação a 2021.

FOTO: Myke Sena / Agência Câmara