Beneficiado pelo orçamento secreto, Bolsonaro veta recursos para proteção ambiental e povos tradicionais

A destruição do orçamento da família brasileira e do meio ambiente são pautas prioritárias de Jair Bolsonaro.

12 ago 2022, 13:33 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Beneficiado pelo orçamento secreto, Bolsonaro veta recursos para proteção ambiental e povos tradicionais

Na última quarta-feira (10/8), Jair Bolsonaro vetou diretrizes prioritárias socioambientais do orçamento para 2023. Os mais prejudicados são os povos indígenas, quilombolas, as políticas socioambientais, climáticas e a produção sustentável no campo.

As prioridades haviam sido aprovadas no Congresso. O veto à LDO foi publicado hoje no Diário Oficial, e retirou das metas, por exemplo, demarcações de terras indígenas e reconhecimento de terras quilombolas.

Bolsonaro também barrou metas previstas para a adaptação à mudança do clima, a fiscalização e recuperação de áreas devastadas por incêndios, desmatamentos e garimpo.

A medida também representa um anúncio de cortes para a pesca artesanal e para o desenvolvimento produtivo dos agricultores familiares. Isso para falar só dos vetos na área socioambiental.

Enquanto isso, Bolsonaro prioriza recursos destinados ao orçamento secreto. 

A destruição do orçamento da família brasileira e do meio ambiente são pautas prioritárias de Jair Bolsonaro: o governo federal é um verdadeiro trator. 

Sejam os tratores comprados para seus apoiadores, via orçamento secreto, sem nenhuma publicidade ou supervisão da população brasileira; sejam os tratores que passam por cima das florestas.

Foto: Amanda Perobelli – 03.set.2020 / Reuters

Fumaça e chamas de queimada no Pantanal, em Poconé, no Mato Grosso.