Bancada promove ato em repúdio e pedido de Justiça pela execução de Mãe Bernadete

"Não podemos ficar em silêncio perante essa violência extrema contra o povo negro, quilombolas, defensores de Direitos Humanos"

23 ago 2023, 19:19 Tempo de leitura: 2 minutos, 28 segundos
Bancada promove ato em repúdio e pedido de Justiça pela execução de Mãe Bernadete

A Liderança do PSOL na Câmara realizou, na tarde desta quarta-feira (23.08), um ato pedindo Justiça pela revoltante execução da líder comunitária e quilombola Mãe Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, no último dia 17 em Simões Filho (BA), município onde já havia sido secretária de Promoção da Igualdade Racial. Um cortejo de lideranças religiosas de matriz africana e parlamentares seguiu do Hall da Taquigrafia até o Salão Verde, onde as deputadas e deputados fizeram uma coletiva de imprensa.

Mãe Bernadete tinha 72 anos, era coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e liderança quilombola do Quilombo Pitanga dos Palmares, e foi morta a tiros em sua casa e terreiro religioso, enquanto assistia televisão com dois netos e mais duas crianças. Um ato de barbárie que indignou o país pela ousadia com que foi realizado, uma evidente certeza de impunidade. Ela era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, também líder da comunidade Pitanga dos Palmares e assassinado há seis anos num crime ainda não resolvido que, como o da sacerdotisa, está envolvido em interesses de especulação imobiliária na área do quilombo.

A atividade contou com a presença da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA), do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira (INTECAB), da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, e da Jornada de Lutas dos Movimentos Negros.

O grupo de parlamentares, Taliria Petrone, Erika Hilton, Chico Alencar, Pastor Henrique Vieira, Sâmia Bomfim, Tarcísio Motta, Fernanda Melchionna, Professora Luciene e Erika Kokay se comprometeram a reforçar o pedido de Comissão Geral para investigar o crime que vitimou Mãe Bernadete.

“A execução de Mãe Bernadete foi uma das coisas mais terríveis que aconteceu nos últimos tempos. Matar uma liderança quilombola e religiosa, dirigente da Conaq e referência na luta em defesa dos direitos humanos na Bahia com 12 tiros, na frente de seus netos, foi uma afronta absurda. Os movimentos sociais e a bancada do PSOL exigem do governo da Bahia ampla investigação para que haja justiça por Mãe Bernadete. O Parlamento brasileiro precisa dar respostas a essa execução e a tantas outras de lideranças quilombolas que aconteceram nos últimos tempos”, ressaltou a deputada Talíria Petrone (RJ).

Em sua fala, o deputado Chico Alencar destacou que é preciso exigir que o Estado brasileiro tome medidas imediatas: “Precisamos de respostas! E vamos cobrar do governo Federal, pelo Ministério da Justiça, e também ao governo da Bahia. Não podemos ficar em silêncio perante essa violência extrema contra o povo negro, quilombolas, defensores de Direitos Humanos”, disse.