Bancada do PSOL representa contra Bolsonaro e Ministro das Comunicações por autopropaganda em TV pública

Parlamentares denunciam que o governo triplicou o uso da Empresa Brasileira da Comunicação (EBC) para autopromoção

3 maio 2022, 12:32 Tempo de leitura: 1 minuto, 11 segundos
Bancada do PSOL representa contra Bolsonaro e Ministro das Comunicações por autopropaganda em TV pública

A bancada do PSOL na Câmara entrou com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Fábio Farias, das Comunicações, na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF) pelo aumento do uso de tempo da TV Brasil para fazer propaganda dele e de seu governo.

Reportagem da coluna Bela Megale, no jornal O Globo, revelou que, nos últimos três anos, a programação da TV Brasil foi interrompida 528 vezes para exibir eventos do presidente Bolsonaro. As inserções somam nada menos que 373 horas de exibições da grade horária do canal público, ligado à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Um levantamento feito pela Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública mostrou que o governo intensificou o uso da TV Brasil para fazer propaganda de seus integrantes e iniciativas. A bancada do PSOL na Câmara reclama que o Executivo “faz dos sistemas públicos de comunicação um verdadeiro palanque eleitoral”.

“O conteúdo de campanha eleitoral das falas e ações do Presidente Bolsonaro são evidentes – e a utilização do sistema governamental de comunicação pública para isso é ilegal. A EBC é uma empresa pública, de modo a ser meio vedado para veiculação de propaganda eleitoral durante o período de campanha”, afirmam na representação.

Foto: Sérgio Lima/Poder360