Bancada do PSOL quer que STF investigue empresários que financiam atos antidemocráticos

Parlamentares solicitam ao Supremo que inclua a ação no Inquérito das fake news e quebre o sigilo telefônico e bancário de empresários

16 nov 2022, 14:07 Tempo de leitura: 1 minuto, 2 segundos
Bancada do PSOL quer que STF investigue empresários que financiam atos antidemocráticos

Deputados do PSOL protocolaram uma petição ao STF pedindo que o Supremo Tribunal Eleitoral investigue os empresários apontados pelo Ministério Público Federal como financiadores de atos golpistas que aconteceram após a derrota de Jair Bolsonaro. O documento da bancada propõe que a apuração ocorra no âmbito do já em andamento inquérito das fake news.

Os deputados baseiam o pedido em casos já revelados pela imprensa, de empresários citados em relatórios como financiadores dos atos que bloqueiam estradas e clamam por intervenção militar, o que é inconstitucional.

Os parlamentares solicitam também que, após incluir a apuração no Inquérito das fake news, a Suprema Corte determine a quebra do sigilo telefônico e bancário dos empresários, para fins de investigação.

“Todos esses fatos trazidos à baila da presente petição deixam claro que há em curso um amplo e sistemático modelo de financiamento de atos golpistas, somado à profusão de fake news, que tem graves consequências para a democracia brasileira. É fundamental que os poderes constituídos tomem as providências cabíveis para punir os responsáveis pelos atentados contra o Estado Democrático de Direito”, destaca a petição.

[Imagem: Redes sociais]