Bancada do PSOL quer cassação de Zambelli por pressionar ex-comandante a dar golpe

“Um dos maiores expoentes do golpismo dentro da Câmara dos Deputados”

15 mar 2024, 18:03 Tempo de leitura: 1 minuto, 45 segundos
Bancada do PSOL quer cassação de Zambelli por pressionar ex-comandante a dar golpe

Em aditamento a uma representação já levada pelo partido à Comissão de Ética da Câmara, os parlamentares da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados destacam que “Zambelli é um dos maiores expoentes do golpismo dentro da Casa”. “É fundamental que a representação chegue ao Conselho de Ética: e a cassação da Deputada Carla Zambelli, mais do que uma possibilidade, agora se torna um imperativo”, ressalta um trecho o documento.

A base do documento é o depoimento do ex-comandante da Aeronáutica Baptista Junior à Polícia Federal. O militar relatou que Zambelli o pressionou a aderir ao golpe de Estado proposto pelo então presidente Jair Bolsonaro, após ser derrotado por Lula na eleição de 2022.

O aditamento foi feito em representação protocolada em agosto de 2023, que já denunciava o intuito golpista da deputada Zambelli. À época, o hacker Delgatti Neto, ao ser confrontado na CPMI, disse em seu depoimento que Zambelli e seus auxiliares financiaram despesas dele enquanto tramavam uma invasão às urnas eleitorais e a produção de um “código-fonte fake” que pudesse ser transformado em propaganda da campanha de Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro.

A Mesa Diretora da Câmara, ou seja, a presidência da Casa, Arthur Lira, até hoje não encaminhou a representação para o Conselho de Ética.

“O depoimento do hacker Delgatti à CPMI que investigou os atos golpistas do 8 de janeiro nos trouxe elementos contundentes da participação da deputada Zambelli em mais uma tentativa de agitação golpista. A deputada que correu atrás de um homem estando armada em São Paulo, agora é apontada por um membro do alto escalão das Forças Armadas como não só uma agitadora do golpe, mas uma das principais articuladoras junto a instituições de Estado. Esperamos a apuração e a cassação da parlamentar, pois a sua função não condiz com aspirações que atentem contra o Estado Democrático de Direito”, disse o líder da bancada do PSOL em exercício, deputado Pastor Henrique Vieira.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados