Bancada do PSOL protocola projeto para sustar decreto da “mineração artesanal”

Para os parlamentares, ao invés de incentivar a fiscalizar e colocar um fim aos garimpos ilegais, o Governo abre um espaço institucional para que essas atividades se tornem legais

16 fev 2022, 11:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 35 segundos
Bancada do PSOL protocola projeto para sustar decreto da “mineração artesanal”

O documento protocolado na tarde desta terça-feira (15/2), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), aponta que a adoção da palavra “artesanal” para mineração confere ao decreto imprudência e completa insensatez: “Em seu Art. 4 o decreto faz menção à adoção da Lei nº 7.805, de 18 de julho de 1989, que cria o regime de permissão de lavra garimpeira, como definição para “mineração artesanal”. Entretanto, nem na referida Lei de Lavra de 1989 e em nenhuma outra Legislação Brasileira existe este termo. As atividades produtivas consideradas artesanais são as relacionadas aos seus respectivos Povos e Comunidades Tradicionais, o que não é o caso do garimpo”, diz o texto.

O PDL destaca ainda que a possibilidade de reconhecimento desse setor econômico como “artesanal”, além de ser uma afronta ao Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007, é um insulto ao histórico de lutas de Povos e Comunidades Tradicionais, que resistem defendendo seus territórios e biomas por meio de suas atividades artesanais – atividades ameaçadas diretamente pelo garimpo, um dos principais setores responsáveis pela maioria dos conflitos socioambientais que afligem populações tradicionais no Brasil”.

Para a Sâmia Bomfim, líder da Bancada do PSOL, a Câmara dos deputados precisa impedir que Bolsonaro facilite o garimpo predatório ao inves de combatê-lo:

“Desde o início do mandato, Bolsonaro e seu governo atuam na contramão da preservação do meio-ambiente brasileiro. É criminoso esse novo decreto que, numa canetada, quer abrir ainda mais espaço para o garimpo, que faz uso descontrolado de mercúrio, promove impactos ambientais graves, coloca em risco rios, solo e territórios de povos tradicionais, e a saúde de toda uma população. Por isso, nós da bancada do PSOL apresentamos esse Projeto de Decreto Legislativo; queremos além de denunciar essa atrocidade, lutar pela derrubada da decisão”.

Foto: Rede Xingu+/divulgação.