Bancada da Federação PSOL/Rede apresenta Moção de solidariedade ao Padre Júlio Lancellotti

A Bancada da Federação PSOL/Rede na Câmara dos Deputados recebeu, com profunda indignação, a notícia de que parte dos vereadores da cidade de São Paulo querem criminalizar, por meio de uma CPI em ano eleitoral, uma das maiores referências da luta em defesa da população de rua deste país, o Padre Júlio Lancellotti. Por isso, […]

10 jan 2024, 11:53 Tempo de leitura: 1 minuto, 32 segundos
Bancada da Federação PSOL/Rede apresenta Moção de solidariedade ao Padre Júlio Lancellotti

A Bancada da Federação PSOL/Rede na Câmara dos Deputados recebeu, com profunda indignação, a notícia de que parte dos vereadores da cidade de São Paulo querem criminalizar, por meio de uma CPI em ano eleitoral, uma das maiores referências da luta em defesa da população de rua deste país, o Padre Júlio Lancellotti.

Por isso, a Bancada apresentou requerimento de Moção de Solidariedade ao Padre Júlio Lancellotti, à Pastoral da Rua e também às organizações não governamentais e movimentos sociais que atuam no acolhimento e cuidado das pessoas em situação de rua que vivem na região da Cracolândia, em São Paulo.

Para os deputados e deputadas federais a CPI em São Paulo não deve prosperar, porque “ao invés de promover a defesa do interesse e do dinheiro público, de fiscalizar os atos do Executivo, esse grupo [de vereadores] pretende achincalhar uma importante liderança religiosa nacional, com notável trabalho social, utilizando a CPI como palanque para promoção de uma agenda discriminatória, higienista e de extermínio da população de rua”.

PSOL e Rede querem que essa Moção seja pautada em Plenário ainda em fevereiro, e que a Câmara reafirme seu respeito ao trabalho de Padre Júlio, que dá nome a uma Lei recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, que veda emprego de técnicas construtivas hostis em espaços livres de uso público que tenham como objetivo ou resultado o afastamento de pessoas em situação de rua, idosos, jovens e outros segmentos da população. E também a diretriz de promoção de conforto, abrigo, descanso, bem-estar e acessibilidade na fruição dos espaços livres de uso público.

Brasília, 4 de janeiro de 2023