Aprovado convite ao presidente da Funai para falar da situação dos yanomamis

A deputada Vivi Reis, autora do requerimento, defendeu o comparecimento de Marcelo Xavier após fala esdrúxula sobre a realidade do território indígena, que enfrenta fome, violência e doenças. O presidente da Funai disse que “da mesma forma, os garimpeiros trabalham em condições insalubres e, portanto, também são vítimas, assim como os yanomamis”

20 maio 2022, 11:43 Tempo de leitura: 1 minuto, 2 segundos
Aprovado convite ao presidente da Funai para falar da situação dos yanomamis

Foi aprovado na última quarta-feira,18/5, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento, Regional e Amazônia (CINDRA), da Câmara dos Deputados, da qual a deputada Vivi é vice-presidenta, o requerimento para que o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, preste esclarecimentos sobre declarações referentes à violência sofrida pelos yanomamis e à presença do garimpo ilegal em terras indígenas.

Além da afirmação totalmente fora da realidade em defesa de garimpeiros, Xavier também falou, na mesma ocasião, que o problema na terra indígena se passa há mais de 30 anos e que seria culpa do presidente da Venezuela e de governos anteriores do Brasil, e defendeu a regularização do garimpo, o que viola os direitos do povo yanomami.

“Temos o compromisso em defender os povos tradicionais. Chega de invasão e ataques aos seus direitos. A Funai tem por obrigação defender e manter as garantias desta população, deve ser a primeira aliada dos povos indígenas e não estamos vendo isso acontecer, pelo contrário. Marcelo Xavier precisa vir à Câmara explicar essa situação”, comentou a deputada Vivi Reis. A data para a audiência ainda não foi agendada.

[Foto/imagem: divulgação/FUNAI]