Após falas de Do Val, líder do PSOL pede que MPF abra inquérito contra Bolsonaro e Daniel Silveira

É urgente combatermos o golpismo para proteger nossa democracia, afirma Boulos.

3 fev 2023, 12:22 Tempo de leitura: 0 minutos, 51 segundos
Após falas de Do Val, líder do PSOL pede que MPF abra inquérito contra Bolsonaro e Daniel Silveira

O deputado federal e líder do PSOL na Câmara, Guilherme Boulos, ingressou ontem (02/2) com uma notícia crime no Ministério Público Federal pedindo abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por atentado ao estado democrático de direito.

Motivada pelas declarações do senador Marco Do Val veiculadas pela imprensa nesta quinta, a ação é baseada no artigo 359 da Constituição Federal.

Segundo as publicações, o parlamentar teria feito um acordo com Bolsonaro para grampear o ministro Alexandre de Moraes, do STF, na tentativa de justificar uma tentativa de golpe de estado que impediria a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ação pede ainda que o ex-deputado bolsonarista, Daniel Silveira, que foi preso nesta quinta, responda pelo mesmo crime.

“É urgente combatermos o golpismo para proteger nossa democracia. O Brasil precisa punir os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado em curso desde a vitória de Lula, e que teve seu ápice nos atos golpistas de 8 de janeiro”, afirma Boulos.