Após denúncia da bancada do PSOL, MPF reconhece indícios de vazamentos de dados e pede que Procuradoria do DF inicie investigação

Informações de quase 4 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil vazaram para representantes de bancos.

4 fev 2023, 16:28 Tempo de leitura: 0 minutos, 58 segundos
Após denúncia da bancada do PSOL, MPF reconhece indícios de vazamentos de dados e pede que Procuradoria do DF inicie investigação

A Procuradoria da República do Distrito Federal vai abrir investigação sobre o vazamento de dados de beneficiários do Auxílio Brasil. A recomendação foi feita pelo Ministério Público Federal – Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão a partir de representação apresentada pela bancada do PSOL em outubro de 2022.

No ano passado, reportagem da Brazilian Report mostrou que os dados de 3,7 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil vazaram para milhares de correspondentes bancários – como são chamados agentes terceirizados contratados por instituições financeiras para prestar e vender serviços a clientes –, que estariam usando essas informações pessoais em uma estratégia agressiva de venda de crédito consignado, um programa lançado pela Caixa que foi anunciado em plena campanha à reeleição de Bolsonaro.

À época, a bancada do PSOL solicitou providências ao Ministério Público Federal que, nesta semana, concluiu, após solicitar informações ao Ministério da Cidadania, que “há fortes indícios de ofensa à proteção de dados pessoais”. O MPF encaminhou a denúncia para que seja investigada pela Procuradoria do DF.

Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles