Apagão em SP: Ivan Valente aprova requerimento para que o presidente da ENEL dê explicações na Câmara

Além de Nicola Cotugno, o requerimento também pede a presença do responsável técnico pela distribuição de energia no estado de São Paulo

9 nov 2023, 17:58 Tempo de leitura: 1 minuto, 57 segundos
Apagão em SP: Ivan Valente aprova requerimento para que o presidente da ENEL dê explicações na Câmara

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou na última quarta-feira, 8/11, um requerimento para convidar o presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, para esclarecer as medidas adotadas pela companhia para conter a falta de luz em São Paulo. O requerimento, de autoria do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), também pede para que “o responsável técnico pela distribuição de energia no estado também seja convidado a prestar esclarecimento à Câmara. Desde sexta-feira, 03/11, um apagão deixou diversos bairros de São Paulo sem luz.

Em seu requerimento, Ivan Valente enumera os prejuízos causados em vários âmbitos no estado:

“Os impactos causados pela falta de energia elétrica em São Paulo são desestabilizadores. Das 308 escolas que iriam receber o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, 84 tiveram algum problema de fornecimento de energia elétrica. A queda da rede elétrica também causou impactos no fornecimento de água e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo As Defesas Civis e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados de ocorrências em 40 municípios do estado. Destaca-se ainda que, até o presente momento, cerca de 500 mil imóveis estão sem fornecimento de energia elétrica, incluindo ao menos 40 escolas municipais”.

Não podemos simplesmente culpar os eventos climáticos, é preciso que a ENEL dê explicações sobre a lentidão em resolver o problema, sobre a incapacidade de atender as reclamações de seus clientes e pela falta de transparência no trato das informações. A ENEL é uma empresa privada que nos últimos anos aumentou seu faturamento, o número de clientes, o valor da tarifa, mas demitiu praticamente ⅓ de seus funcionários. Não é possível que a empresa não tenha um plano efetivo para adotar em situações como essa, bastante previsíveis na Grande São Paulo. A população paulista exige explicações sobre que medidas urgentes e necessárias estão sendo tomadas para resolver o problema e reparar os danos e principalmente quais medidas serão adotadas para se evitar que isso se repita no futuro. É imprescindível que os representantes da ENEL compareçam na Comissão de Defesa do Consumidor com a máxima urgência e prestem os esclarecimentos necessários.