Anjos do Picadeiro, indicado por Tarcísio Motta, é um dos vencedores do Prêmio Paulo Gustavo 2025
Com três décadas de história, a organização reúne palhaços de todo o mundo, pesquisadores, artistas de circo, bufões e um público fiel em torno da defesa e da renovação da palhaçaria
27 nov 2025, 15:05 Tempo de leitura: 1 minuto, 36 segundos
O Anjos do Picadeiro, indicado pelo deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-Rio), foi um dos cinco vencedores do Prêmio Paulo Gustavo 2025, entregue pela Câmara dos Deputados no último dia 26. A premiação reconhece anualmente artistas, personalidades e organizações que se destacam por suas contribuições à cultura brasileira por meio do humor, da comédia, das artes circenses e da cultura popular.
Criado para valorizar quem mantém viva a tradição do riso como expressão cultural, o prêmio seleciona seus homenageados a partir de indicações parlamentares, avaliadas por um conselho deliberativo formado pelo segundo-secretário da Câmara e integrantes da Comissão de Cultura. Cada vencedor recebe um diploma de menção honrosa.
Com três décadas de história, o Anjos do Picadeiro reúne palhaços de todo o mundo, pesquisadores, artistas de circo, bufões e um público fiel em torno da defesa e da renovação da palhaçaria. O encontro promove oficinas, espetáculos, intercâmbios, publicações e até uma tradicional “palhaceata”, que toma as ruas e subverte o ritmo da cidade ao convidar todos a refletirem por meio do riso e do inusitado.
Misturando saberes de circos, ruas, universidades e cabarés, os Anjos do Picadeiro constroem pontes entre diferentes práticas cômicas e reafirma o riso como ferramenta de outras formas de ver e viver o mundo.
“É com muita alegria, que é a prova dos nove, como já disse Oswald de Andrade, que esta comissão entrega o Prêmio Paulo Gustavo para o Anjos do Picadeiro, reconhecendo a sua importância e grande colaboração na construção da comédia brasileira nesta arte tão tradicional e inovadora ao mesmo tempo que é a palhaçaria. Viva o circo, viva a palhaçada, viva o riso, viva o Anjos do Picadeiro!”, afirmou o deputado Tarcísio Motta.
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados