Ação da deputada professora Luciene motiva auditoria do TCU no acervo de presentes recebidos por Bolsonaro

O Tribunal identificou que 128 itens que pertenciam a União foram incorporados ao acervo privado do ex-presidente

14 set 2023, 15:10 Tempo de leitura: 0 minutos, 58 segundos
Ação da deputada professora Luciene motiva auditoria do TCU no acervo de presentes recebidos por Bolsonaro

O Tribunal de Contas da União acolheu uma ação da deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e determinou uma auditoria nos 9 mil presentes recebidos pelo ex-presidente Bolsonaro para verificar irregularidades. De acordo com a determinação, o governo atual tem o prazo de 120 dias para realizar uma análise dos pertences.

As investigações do TCU identificaram que cerca de 128 presentes que deveriam ter sido incorporados ao acervo da União, foram registrados no acervo privado do ex-presidente. Por conta disso, o tribunal estabeleceu a instauração de um procedimento administrativo, em até 180 dias, para identificar outros possíveis itens dados a Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro que não foram registrados no Departamento de Documentação Histórica da Presidência.

“A constatação do TCU revela que o crime de peculato era prática comum no gabinete de Bolsonaro, envolvendo toda a sua família. As joias, o relógio e os fuzis são apenas a ponta do iceberg de um grande escândalo de corrupção. O golpista precisa ser responsabilizado por esse e todos os seus crimes”, afirmou a deputada.

Créditos: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados