Deputado Tarcísio Motta é o novo líder da bancada do PSOL na Câmara para o ano de 2026
Militante da educação, foi dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação. É professor licenciado do Colégio Pedro Segundo.
5 fev 2026, 14:48 Tempo de leitura: 1 minuto, 48 segundos
Na última terça-feira (3), o deputado federal Tarcísio Motta assumiu a liderança da bancada da federação PSOL/Rede no Congresso Nacional para o ano de 2026.
Forjado na luta pela educação pública, pelos direitos do povo trabalhador, pela justiça climática e no enfrentamento às violências e desigualdades, Tarcísio trilhou seu caminho político com coerência e compromisso. É com essa mesma disposição que seguirá à frente da bancada.
Ao ser escolhido líder, Tarcísio apresentou sua proposta de gestão, defendendo a construção de uma bancada democrática e coletiva. Lembrou, ainda, que exerceu a liderança por seis anos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e destacou sua expectativa de contribuir agora como líder no Congresso Nacional.
“Vamos fazer da nossa bancada um instrumento coletivo, com firmeza e coragem para estar ao lado dos trabalhadores”, afirmou o novo líder. Tarcísio reforçou também que seguirá defendendo os direitos do povo brasileiro e enfrentando os retrocessos que insistem em frear o desenvolvimento do país.
Um professor na liderança
Tarcísio Motta é professor de História licenciado do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. É formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também concluiu o mestrado e o doutorado, com especialização em história agrária no Brasil.
Em sua trajetória parlamentar, presidiu a CPI das Enchentes, ainda como vereador, que resultou no indiciamento do ex-prefeito Marcelo Crivella. Também integrou a CPI dos Ônibus, contribuindo para o enfrentamento da máfia que controla o sistema de transporte público carioca.
Foi duas vezes candidato a governador do Rio de Janeiro, nos pleitos de 2014 e 2018. Elegeu-se pela primeira vez vereador da cidade do Rio de Janeiro em 2016, e se candidatou novamente à vaga em 2020, terminando o pleito como o vereador mais votado da capital. Exerce hoje seu primeiro mandato como deputado federal, conquistado nas eleições de 2022. Foi candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PSOL nas eleições municipais de 2024.
Tarcísio é Vascaíno, casado, pai de três filhos, e tutor de um gato e de uma cachorra.