Deputada Célia Xakriabá é premiada com o Prêmio Chico Mendes de Resistência 2025
A deputada do PSOL/MG recebeu a homenagem na categoria Ativismo nas Redes, em reconhecimento à sua atuação política e comunicacional na defesa dos povos indígenas, da justiça climática e da preservação da Amazônia
16 dez 2025, 16:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 5 segundos
A deputada federal Célia Xakriabá (MG) foi premiada com o Prêmio Chico Mendes de Resistência 2025 durante a abertura da Semana Chico Mendes, realizada na segunda-feira (15.12), em Xapuri, no Acre. A cerimônia marcou o início da programação que homenageia o legado do líder seringueiro e reconhece trajetórias de luta em defesa do meio ambiente, dos povos da floresta e dos direitos humanos.
Célia Xakriabá recebeu a homenagem na categoria Ativismo nas Redes, em reconhecimento à sua atuação política e comunicacional na defesa dos povos indígenas, da justiça climática e da preservação da Amazônia.
Para a deputada, o prêmio reafirma o compromisso com as lutas históricas dos povos da floresta.“Receber o Prêmio Chico Mendes de Resistência é carregar a memória de quem tombou defendendo a floresta e a vida. Essa homenagem fortalece a luta coletiva dos povos da floresta, dos povos indígenas e de todos que acreditam que justiça climática é justiça social.”, afirmou.
A Semana Chico Mendes segue com uma programação que inclui atividades culturais, debates, feira de economia solidária e a tradicional caminhada até o túmulo de Chico Mendes, reafirmando a importância de seu legado para as lutas socioambientais no Brasil.