“Não à Reforma Administrativa!”: Sâmia Bomfim promove seminário na ALESP em defesa dos serviços públicos
Deputada reúne dezenas de sindicatos e movimentos para debater os impactos da proposta e denunciar o desmonte do Estado
22 out 2025, 11:40 Tempo de leitura: 2 minutos, 42 segundos
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) promove, nesta semana, o seminário “Não à Reforma Administrativa!”, realizado no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). O evento é uma iniciativa oficial da Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados e reúne sindicatos, servidores e movimentos sociais para debater os impactos negativos da proposta e fortalecer a mobilização nacional em defesa do setor.
Realizado em parceria com a deputada estadual Mônica Seixas (PSOL-SP), o seminário marcou mais um passo na luta contra o que Sâmia classifica como “um projeto de destruição do Estado e de precarização dos serviços públicos”. “Essa reforma precariza o trabalho dos servidores e pretende ampliar as privatizações, o cabide de empregos e a corrupção. Precisamos barrar essa tentativa de desfigurar o serviço público e de enfraquecer quem garante os direitos do povo”, afirmou a parlamentar.
A proposta que deve ser votada em breve na Câmara resulta de um pacote de medidas elaboradas a partir de um grupo de trabalho sob relatoria do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). Em vídeo publicado nas redes sociais, Sâmia detalhou os principais retrocessos previstos no texto:
“Ela impede a evolução por tempo de serviço, é o fim dos quinquênios e triênios. Também cria um teto de gastos para pessoal, reduz concursos e vagas, e ainda prevê contratações temporárias de até dez anos, o que significa a precarização do servidor concursado. Além disso, institui avaliações arbitrárias e bônus por produtividade, ampliando o assédio moral e a pressão política sobre o funcionalismo. É o funcionamento do serviço público que está em jogo.”
No requerimento que deu origem à atividade, a deputada alertou que a reforma ameaça pilares constitucionais e transfere para a lógica de mercado funções que devem permanecer sob responsabilidade do Estado. “Quaisquer limitações ou até mesmo a extinção de serviços públicos que garantem o acesso a direitos sociais, aliadas à lógica de mercado, são atentados diretos à democracia e à Constituição Federal”, destaca o documento.
O seminário, aberto ao público, foi construído em parceria com entidades representativas do funcionalismo, entre elas: Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado de São Paulo; ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; Associação dos Servidores de Nível Superior da Prefeitura do Município de São Paulo (ANIS); CONLUTAS; Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP (STU); Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de SP (Sintrajud); e Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista (TLS).
A transmissão ao vivo – nesta quinta (23), às 19h – pode ser assistida no canal de Sâmia no YouTube: http://youtube.com/@samiabomfimpsol
SERVIÇO
Seminário “Não à Reforma Administrativa!”
🗓 23 de outubro de 2025
🕖 19h
📍 Auditório Paulo Kobayashi – ALESP
(Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera, São Paulo/SP)
📣 Evento oficial da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados
📺 Transmissão: http://youtube.com/@samiabomfimpsol
Foto: Kayo Magalhães / CD