Brasileiros sequestrados por Israel: Em reunião com o Itamaraty, Fernanda Melchionna exige que governo garanta retorno seguro de integrantes da Flotilla

De acordo com informações preliminares, os brasileiros estão sendo julgados sem advogados e sem comunicação. Durante a reunião, o ministro Mauro Vieira afirmou que diplomatas do Itamaraty devem visitar os brasileiros detidos por Israel nesta sexta-feira (02/10)

2 out 2025, 18:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 32 segundos
Brasileiros sequestrados por Israel: Em reunião com o Itamaraty, Fernanda Melchionna exige que governo garanta retorno seguro de integrantes da Flotilla

A deputada federal Fernanda Melchionna reuniu-se, nesta quinta-feira (02/10), com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para exigir medidas enérgicas do governo federal quanto aos brasileiros integrantes da Global Sumud Flotilla que foram sequestrados pelo estado de Israel na noite de quarta-feira (01/10). Fernanda reivindicou que o Itamaraty não meça esforços para garantir a integridade física e o retorno dos brasileiros para o país.

Foram confirmadas as interceptações e sequestro de 12 membros da delegação brasileira: a presidente PSOL-RS, Gabriele Tolotti; a vereadora do PSOL Mariana Conti; Nicolas Calabrese, Thiago Ávila, Bruno Gilga, Lisiane Proença, Magno Costa, Ariadne Telles, Mansur Peixoto, Mohamad El Kadri, Lucas Gusmão e a deputada federal Luizianne Lins. Além destes, estão desaparecidos dois brasileiros, João Aguiar e Miguel de Castro, com os quais foi cortado qualquer tipo de contato e ainda não se sabem os seus paradeiros.

De acordo com informações preliminares, os brasileiros estão sendo julgados sem advogados e sem comunicação. Durante a reunião, o ministro Mauro Vieira afirmou que diplomatas do Itamaraty devem visitar os brasileiros detidos por Israel nesta sexta-feira (02/10).

“Nosso mandato já havia pedido que o governo enviasse embarcações de auxílio para a Flotilla. Infelizmente, eles foram interceptados. Agora nosso apelo é para que o Itamaraty garanta o retorno e a segurança de todos os brasileiros que estão sequestrados pelo estado genocida de Israel. Também reforçamos que é inaceitável que o governo brasileiro endosse o plano colonialista de Trump e Netanyahu para o destino da Palestina”, afirmou Fernanda.

Além disso, a parlamentar, mais uma vez, salientou a urgência e importância de o Brasil romper relações comerciais e diplomáticas com Israel. Na reunião também estavam presentes outros do PT e do PCdoB.