Deputada Professora Luciene mobiliza 400 mil pessoas em apenas 48 horas de campanha do seu projeto de lei que vai isentar professores do imposto de renda
Texto propõe a isenção do IR para professores e profissionais do quadro técnico e administrativo da educação básica e superior, alterando dispositivos da Lei nº 7.713/1988
25 set 2025, 18:49 Tempo de leitura: 1 minuto, 21 segundos
A deputada Professora Luciene (SP) lançou uma campanha de apoio pelo fim do imposto de renda para professores e demais profissionais da educação, por meio de seu Projeto de Lei 4687/25. A iniciativa busca valorizar uma categoria historicamente desvalorizada no Brasil, reconhecendo sua importância social e econômica. Segundo a deputada, a medida é um passo simbólico e concreto para corrigir desigualdades.
“Professores e profissionais da educação enfrentam baixa remuneração, jornadas exaustivas e condições precárias. Retirar essa carga tributária é garantir reconhecimento perante a sociedade”, afirma a autora do projeto.
A campanha já reúne mais de 380 mil assinaturas no abaixo-assinado que apoia a proposta legislativa, com a meta de alcançar 1 milhão de adesões. A deputada destaca que, enquanto setores empresariais e financeiros recebem cerca de R$ 800 bilhões em isenções fiscais, os profissionais da educação nunca tiveram uma medida semelhante de valorização.“Conceder essa isenção é uma afirmação de que o Estado reconhece a importância do profissional da educação para o funcionamento da sociedade. Pela primeira vez na história do país, o Brasil poderá reverenciar aqueles que constroem o futuro da nação”, ressalta.
O texto propõe a isenção do Imposto de Renda para professores e profissionais do quadro técnico e administrativo da educação básica e superior. A medida altera dispositivos da Lei nº 7.713/1988, incluindo os rendimentos desses profissionais entre os valores isentos.
Mais informações e participação podem ser feitas pelo site da deputada: lucienecavalcante.com.br/educacaosemimposto