Congresso articula blindagem e anistia em série de votações – Por Chico Alencar

PEC da Bandidagem fortalece privilégios e quer consolidar parlamentares como casta intocável, livrando várias"Excelências" (excrescências!) da Justiça

18 set 2025, 18:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 23 segundos
Congresso articula blindagem e anistia em série de votações – Por Chico Alencar

O primeiro ato foi a aprovação – com manobras regimentais espúrias – da PEC da Blindagem (ou da Bandidagem). A proposta fortalece privilégios e quer consolidar os parlamentares em uma casta intocável, livrando várias “Excelências” (excrescências!) da Justiça. Institucionalização da impunidade.

O segundo ato veio com a aprovação da “urgência” de um projeto de “anistia” (de Crivela – Republicanos/RJ). Uma proposta que significa aval ao golpismo, salvo conduto para quem atentou e vier a atentar contra o Estado Democrático de Direito. Trata-se de um crime inafiançável que, agora, querem perdoar.

O terceiro ato será a votação desse projeto vergonhoso, quando sequer o Acórdão da decisão correta do STF e os embargos da defesa foram apresentados.

Essa movimentação revela um Congresso agindo em causa própria. É a ‘gangsterização’ da política. Entre os 311 deputados que votaram pela urgência da anistia, 85% também apoiaram a PEC da Blindagem. Não é coincidência, é unidade de propósitos: proteger a casta parlamentar e os golpistas tem tudo a ver.

O que a extrema direita e seus cúmplices querem é retaliar o Supremo e livrar seus golpistas, inclusive e especialmente Bolsonaro – simples e escandaloso assim.

Resistiremos, nas ruas, redes e parlamentos, até nossa última réstia de voz, nossa derradeira oportunidade de apresentar razões, nosso mais sentido pulsar do coração!

No próximo domingo haverá mobilização nacional. Informe-se sobre o ato que acontecerá na sua região e participe. Precisamos mostrar nossa força coletiva nas ruas e seguir pressionando para que essa vergonha não avance.