Deputado Pastor Henrique Vieira aciona órgãos públicos após fala de Marco Feliciano contra religiões de matriz africana

Criador da Frente Parlamentar em Defesa do Estado Laico e da Liberdade Religiosa na Câmara dos Deputados, ele destacou a gravidade do episódio

17 set 2025, 14:25 Tempo de leitura: 1 minuto, 14 segundos
Deputado Pastor Henrique Vieira aciona órgãos públicos após fala de Marco Feliciano contra religiões de matriz africana

O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ) anunciou, na terça-feira (16.09), uma série de medidas institucionais após o deputado e pastor Marco Feliciano ter proferido falas ofensivas contra religiões de matriz africana em evento realizado no último dia 13 de setembro, em Conselheiro Lafaiete (MG). O encontro ocorreu em espaço público com uso de recursos da prefeitura, conforme documento obtido pelo mandato.

Entre as ações já adotadas, o mandato:

  • Oficiou a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, cobrando explicações e providências imediatas;
  • Encaminhou denúncia ao Ministério dos Direitos Humanos e ao Ministério da Igualdade Racial, para registro e acompanhamento do caso como crime de intolerância religiosa;
  • Oficiou Procuradoria da República e à Mesa da Câmara dos Deputados, pedindo a apuração da conduta do deputado Marco Feliciano.

Vieira, que criou a Frente Parlamentar em Defesa do Estado Laico e da Liberdade Religiosa na Câmara dos Deputados, destacou a gravidade do episódio. “É inadmissível que um deputado utilize um evento financiado com dinheiro público para atacar a fé de milhões de brasileiros e brasileiras. Ninguém pode usar a liberdade de expressão para incitar o ódio. Muitas pessoas de Axé são perseguidas no Brasil. Terreiros são invadidos, objetos sagrados são destruídos e esse tipo de discurso alimenta essa violência. Nosso mandato seguirá vigilante e atuante para que a democracia e o respeito às diversidades sejam garantidos no Brasil”, concluiu.