Ivan Valente ressalta no plenário a pujança da nossa democracia e a força das nossas instituições

O deputado chamou a atenção para o ineditismo do julgamento de militares que tentaram aplicar um golpe de estado e as prováveis condenações por este crime

5 set 2025, 12:03 Tempo de leitura: 1 minuto, 43 segundos
Ivan Valente ressalta no plenário a pujança da nossa democracia e a força das nossas instituições

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, na última terça-feira, 2/9 – na semana em que ocorre o julgamento dos réus que planejaram um golpe de Estado no Brasil -, para celebrar a força e a resistência das instituições democráticas e afirmar que o país dá uma enorme lição de democracia, um exemplo para o mundo.

O deputado chamou a atenção para o ineditismo do processo no Brasil que, mesmo com longo histórico de golpes jamais julgou os acusados de tentar violar o regime político vigente.

“São 2 semanas para o Brasil fazer história. Será a marca da nossa história. A democracia brasileira dá exemplo para o mundo. Aqueles que deram golpes de Estado, aqueles que conspiraram contra a democracia, aqueles que defenderam a ditadura por 21 anos são os mesmos que hoje são os predadores da democracia, os reis da intolerância, do ódio, das fake news, do desrespeito à vida que nós tivemos na pandemia, a destruição ambiental, o fim do convívio e da paz, defensores do capital. Esses todos serão julgados e condenados, condenados com o devido processo legal e o direito de defesa. Pela primeira vez, generais de quatro estrelas, almirantes e coronéis vão parar na cadeia, como o Sr. General Videla, os do Chile, os da Argentina, os das ditaduras”, ressaltou Valente.

“Eu quero comemorar como vítima da ditadura. Eu quero comemorar como quem ficou 21 anos lutando, sendo 10 anos na clandestinidade, na cadeia, na tortura. Comemoro como quem conheceu a ditadura por dentro. Quero dizer que não é por vingança, não é por revanchismo: é por justiça que nós lutamos”, enfatizou o deputado antes de declamar a música Apesar de Você, de Chico Buarque, música que foi censurada na ditadura.

Apesar de você

Amanhã há de ser outro dia

Quando chegar o momento

esse meu sofrimento

vou cobrar com juros, juro.

Todo esse amor reprimido

Esse grito contido (…)