Ação liderada por deputada Professora Luciene pede que Tarcísio responda por obstrução de justiça

"É inaceitável que o governador se valha do cargo e do dinheiro público para blindar Jair Bolsonaro e interferir em decisões judiciais"

5 set 2025, 11:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 16 segundos
Ação liderada por deputada Professora Luciene pede que Tarcísio responda por obstrução de justiça

A deputada federal Professora Luciene Cavalcante lidera uma ação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por obstrução de justiça, improbidade administrativa e uso irregular de recursos públicos.

A parlamentar protocolou representações no Tribunal de Contas do Estado e no Ministério Público, denunciando que Tarcísio está utilizando a estrutura e o orçamento do governo paulista para articular, em Brasília, uma anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, principalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nos últimos dias, o governador participou de encontros com ministros do STF e líderes do Centrão, em busca de apoio para a pauta da anistia. Para Luciene, essa tentativa de intervir diretamente na política criminal e na autonomia do Judiciário configura abuso de poder e fere a harmonia entre os poderes.

“É inaceitável que o governador se valha do cargo e do dinheiro público para blindar Jair Bolsonaro e interferir em decisões judiciais. Essa conduta atenta contra a democracia e contra o povo paulista”, afirmou Luciene.

A ação, também assinada pelo deputado Carlos Giannazi e pelo vereador Celso Giannazi, exige que Tarcísio seja investigado e responsabilizado. O grupo afirma que o governador está desviando dinheiro público para beneficiar Jair Bolsonaro e enfraquecer a Justiça, e reforça que ele deve responder por seus atos.

“Nosso dinheiro não pode ser usado para bancar manobras golpistas. Tarcísio precisa responder por seus atos”, concluiu a deputada.