Erundina participa de debate na USP sobre Conselhos de Escola e Gestão Democrática
Evento reuniu diretores municipais afastados pela gestão do prefeito Ricardo Nunes
27 ago 2025, 13:34 Tempo de leitura: 1 minuto, 4 segundos
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) participou, na Universidade de São Paulo (USP), de um debate sobre Autonomia da Escola e Gestão Democrática, que reuniu diretores e diretoras municipais afastados pela gestão do prefeito Ricardo Nunes, além de professores, membros da comunidade escolar e a diretora da Faculdade de Educação da USP, professora Carlota Boto.
Erundina classificou o afastamento dos diretores como uma verdadeira perseguição política contra gestores escolares. Para Erundina, esses profissionais estão sendo punidos por não se limitarem a funções burocráticas, mas por atuarem como educadores transformadores da realidade das crianças e jovens da cidade de São Paulo.
A deputada também ressaltou os graves impactos dessas medidas sobre alunos e alunas e defendeu o fortalecimento de espaços de participação democrática no ambiente escolar. Erundina destacou a importância da Lei nº 14.644/2023, de sua autoria, que cria os conselhos de escola e os fóruns dos conselhos de escola como instrumentos para garantir uma gestão verdadeiramente democrática e popular.
Luiza Erundina reafirmou seu compromisso com a luta pela autonomia das escolas, pela participação efetiva da comunidade escolar e pela construção de uma educação pública de qualidade, democrática e inclusiva.