Plebiscito nacional pelo fim da escala 6×1 e pela taxação de super-ricos

Em Brasília, lançamento da consulta lotou auditório na Câmara dos Deputados. Votação vai até 7 de setembro

18 jul 2025, 14:15 Tempo de leitura: 1 minuto, 49 segundos
Plebiscito nacional pelo fim da escala 6×1 e pela taxação de super-ricos

O Plebiscito Popular Por um Brasil Mais Justo, lançado na última quarta-feira (16/7), na Câmara dos Deputados, é um processo de mobilização popular para pressionar o Congresso Nacional a aprovar medidas que podem trazer um enorme impacto positivo para a classe trabalhadora brasileira – como a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil, a taxação dos super-ricos e o fim da jornada de trabalho com escala 6×1.

A cédula do plebiscito traz duas perguntas:

 1) Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1??

2) Você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?

A redução da jornada de trabalho é uma luta do PSOL e que, na Câmara dos Deputados, foi encabeçada pela deputada Erika Hilton, que protocolou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2025, que prevê a adoção da carga semanal de quatro dias de trabalho e três dias de descanso. O texto acaba com a escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso) e limita a duração do trabalho normal a 36 horas semanais.

Centenas de pessoas compareceram ao lançamento do plebiscito na Câmara dos Deputados. Os representantes de movimentos sociais e sindicatos estavam em peso e, em suas falas, destacaram a importância da participação popular como instrumento de pressão política e construção para um país menos desigual e mais justo. Nossa bancada também estava lá, se somando aos parlamentares comprometidos com a mobilização social e a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

O plebiscito popular acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras e qualquer pessoa está apta a votar e também se voluntariar para a coleta de votos. A expectativa é envolver milhões de cidadãos em um amplo processo de escuta e decisão, reforçando a voz do povo na definição das políticas públicas. Mais informações no site do plebiscito: https://plebiscitopopular.org.br/

Foto: Bruna Menezes