Chico Alencar quer baratear Revalida para reduzir custos de médicos formados no exterior
“O programa precisa ser um instrumento de inclusão e não de exclusão. Nosso projeto visa facilitar esse retorno e fortalecimento do SUS”
27 maio 2025, 12:10 Tempo de leitura: 0 minutos, 58 segundos
O deputado federal Chico Alencar (RJ) protocolou na última segunda, 26.05, o Projeto de Lei 2537/2025, que visa tornar o processo de revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior (Revalida) mais acessível. A proposta busca descentralizar a aplicação das provas, limitar o valor da taxa da segunda etapa e garantir isenção ou desconto para candidatos em situação de vulnerabilidade econômica.
Atualmente, o exame do Revalida impõe barreiras econômicas significativas para médicos formados fora do Brasil, dificultando sua inserção no mercado de trabalho. O projeto determina, por exemplo, que as provas sejam realizadas em todas as capitais do país – evitando que candidatos tenham que arcar com custos elevados de deslocamento, hospedagem e alimentação, como acontece atualmente.
“O Revalida precisa ser um instrumento de inclusão e não de exclusão. Muitos profissionais conseguem bolsa para estudar no exterior, por exemplo, mas querem retornar ao Brasil para contribuir com o Sistema Único de Saúde, especialmente em regiões carentes de médicos. Nosso projeto visa facilitar esse retorno e fortalecimento do SUS”, afirmou o deputado.
Foto: Kayo Magalhães / CD