Ivan Valente aciona judiciário contra violência da PM de Tarcísio e Derrite
Deputado do PSOL pede federalização da investigação sobre os estarrecedores casos de violência policial e o desmonte da ilegal ouvidoria paralela criada pelo secretário
13 dez 2024, 10:04 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundosDiante dos estarrecedores casos de violência perpetrada pela policial militar de São Paulo, o deputado federal Ivan Valente (SP) apresentou recentemente duas importantes medidas. Uma é o pedido de liminar na justiça para que a ouvidoria paralela da polícia, criada irregularmente por Guilherme Derrite, seja imediatamente desmontada. A outra é o pedido, junto à Procuradoria Geral da República (PGR), de federalização da investigação dos casos gravíssimos de violação dos direitos humanos cometidos pela Polícia Militar de São Paulo.
“É um completo absurdo que o atual Secretário de Segurança Pública pretenda esvaziar a ouvidoria de polícia, com a criação de órgão paralela composto somente de seus apaniguados. Derrite, quando policial, foi alvo de investigação por violações das mais bárbaras, e agora quer impedir o trabalho sério da ouvidoria”, afirma Ivan Valente.
Na avaliação do deputado, neste contexto, torna-se ainda mais preocupante a perspectiva de que Tarcísio e Derrite atuem para minar as investigações contra agentes da Polícia Militar sob seu comando. Daí a importância do pedido de federalização. São Paulo vive uma epidemia de violência policial e precisamos trabalhar no sentido de interromper um processo de milicianização da Segurança Pública.
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados