Ministros anunciam o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias ao lado de Boulos em São Paulo

Deputado do PSOL e titulares das pastas do governo federal lançam iniciativa para fortalecer segurança alimentar na zona sul da cidade

4 jul 2024, 16:38 Tempo de leitura: 1 minuto, 15 segundos
Ministros anunciam o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias ao lado de Boulos em São Paulo

Na tarde da sexta-feira (5.07), o deputado Guilherme Boulos (SP) e os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República, participam de um ato promovido pelo governo federal no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo, para lançar novas ações do Programa Nacional de Cozinhas Solidárias.

Juntos, eles também visitarão pela manhã a Cozinha Solidária do Iporanga, no mesmo bairro, onde distribuirão refeições à população vulnerável da região.

Programa Nacional de Cozinhas Solidárias

O programa foi iniciativa do deputado Guilherme Boulos, que, como relator, aprovou o Projeto de Lei 2920/2023 no ano passado. Transformado na Lei 14.628/2023 e sancionado em junho pelo presidente Lula, o programa tem origem na experiência das mais de 30 cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) espalhadas pelo Brasil. Além disso, o projeto de Boulos revitalizou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fortalecendo o combate à fome em todo o país.

Responsável pela execução, o Ministério do Desenvolvimento Social lançou em 5 de junho o primeiro edital, com investimento de R$ 30 milhões, para selecionar entidades gestoras sem fins lucrativos interessadas em implementar as Cozinhas Solidárias. Podem participar da seleção, que se encerra em 12 de agosto, entidades privadas sem fins lucrativos que tenham sido previamente credenciadas como entidades gestoras pelo ministério. Nesta primeira etapa, o foco do edital será o apoio a cozinhas já existentes.