Talíria Petrone participa de lançamento do pacote de medidas do governo federal no Dia Mundial do Meio Ambiente
Durante evento, foi anunciado novo concurso, com antecipação de 460 vagas, para o Ibama, o ICMBio e o Jardim Botânico do RJ
7 jun 2024, 11:13 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundosA deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ) participou, na manhã do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, do lançamento do pacote de medidas de combate à mudança do clima e de conservação ambiental do governo federal.
Os anúncios incluíram um pacto com governadores para o combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia e oito decretos, entre eles para a criação da Estratégia Nacional de Bioeconomia e de duas Unidades de Conservação (UCs).
A parlamentar disse que sua cidade, Niterói, tem condições de se tornar mais sustentável e que é nossa responsabilidade enfrentar contundentemente as mudanças climáticas.
“Niterói pode ser a cidade mais sustentável do Brasil. Saímos cheios de esperança do evento. Queremos recuperar os corpos hídricos, ter política urbana para enfrentar os alagamentos, como macrodrenagens. A gente pode ter empregos verdes, aumentar a coleta seletiva da cidade. Hoje só 2% da coleta em Niterói é seletiva. Dá para aumentar esse número em cinco vezes.”, disse Talíria.
Outras ações foram anunciadas pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, e incluem programas para preservação de manguezais e para aumentar a resiliência de cidades frente à emergência climática.
Durante o evento, foi anunciada a autorização de novo concurso, com antecipação de 460 vagas, para o Ibama, o ICMBio e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Foto: Joy