Boulos pede que MP investigue Nunes por falta de livros em escolas municipais
O deputado Guilherme Boulos acionou nesta quinta-feira (21) o Ministério Público de São Paulo para que o órgão investigue a gestão Ricardo Nunes pela falta de livros didáticos na rede municipal de ensino
22 mar 2024, 13:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundosMesmo dois meses depois do início do ano letivo, diversas escolas da rede pública paulistana estão sem livros de diferentes disciplinas, como matemática, geografia, história e ciências. Algumas unidades não receberam nenhum dos livros didáticos ou receberam quantidades absolutamente insuficientes.
A escassez foi denunciada em reportagem veiculada hoje pela Rede Globo.
Em um dos casos, uma escola entregou apenas seis livros de história e geografia aos alunos – apesar de haver cerca de 30 alunos matriculados na turma, de 5º ano. O Tribunal de Contas do Município, segundo a reportagem, já está apurando a situação.
Estes livros são fornecidos por solicitação da Prefeitura de São Paulo pelo Ministério da Educação. No entanto, segundo a reportagem, a gestão Ricardo Nunes não informou se cumpriu os prazos necessários para realizar o pedido – o primeiro, já vencido, em 11 de março, e o segundo, a vencer, em 25 de março. A administração municipal também não disse quando resolverá o problema.
Na representação ao Ministério Público, Boulos pede, além da investigação, que a gestão Ricardo Nunes atue “de forma imediata” para pedir os livros didáticos ao MEC.
Além disso, solicita ao MP que determine à Prefeitura a apresentação de um cronograma para regularizar o fornecimento do material complementar denominado “Cadernos da Cidade”, que é produzido integralmente pela administração municipal. Esse material também não chegou às escolas da rede pública paulistana.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados