Fernanda Melchionna participa do Congresso Internacional pela Abolição das Dívidas Ilegítimas, no Marrocos
Evento reforça a luta internacional contra o colonialismo financeiro e aconteceu em Marrakech ao mesmo tempo que as assembleias do FMI e Banco Mundial
19 out 2023, 12:42 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundosA deputada federal Fernanda Melchionna (RS) participou, e foi uma das painelistas, do Congresso pela Abolição das Dívidas Ilegítimas, promovido pelo Comitê para a Abolição da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM), organização internacional fundada em 1990, na Bélgica. O evento ocorreu de 12 a 15 de outubro, em Marrakech, Marrocos.
O encontro se trata de uma contracúpula, realizado paralelamente às assembleias anuais do Banco Mundial e FMI, desta vez também realizadas em Marrakech, nas mesmas datas. Participaram do evento mais de 60 organizações e cerca de 10 redes internacionais. Foram realizadas quatro conferências plenárias e cerca de 50 workshops, além da marcha de abertura, para articular a luta internacional contra o colonialismo financeiro, além de propor caminhos econômicos alternativos aos do Banco Mundial e do FMI.
Melchionna foi uma das painelistas ao lado dos militantes e especialistas no tema Eric Toussaint, cientista político belga, presidente da CADTM e militante da IV Internacional, Gilbert Achcar, escritor libanês e professor da Universidade de Londres, e Aminata Traorê, ativista, escritora e ex-ministra da Cultura do Mali.
“Há 79 anos o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional criaram, e até hoje cobram, uma dívida injusta e ilegítima de países em desenvolvimento, agravando a desigualdade social e a exploração da classe trabalhadora. Foi uma honra fazer parte da contracúpula e é importantíssima a troca de conhecimento para avançar na luta sobre esse tema que atinge a maioria dos países do sul global. Basta de exploração neocolonial”, afirma Fernanda.