Parlamentares do PSOL questionam sumiço da Comissão da Verdade no Facebook

Requerimento de informação é de autoria do deputado Chico Alencar e da deputada Luiza Erundina

7 jun 2023, 10:47 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
Parlamentares do PSOL questionam sumiço da Comissão da Verdade no Facebook

Na última quinta (01.06), o mandato do deputado Chico Alencar recebeu a denúncia de que a página da Comissão Nacional da Verdade (CNV) no Facebook estava fora do ar. Através de um Requerimento de Informação, Chico Alencar e Luiza Erundina questionam o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos se eles estão cientes do ocorrido, o que está sendo feito para recuperar a conta e se há algum plano de ação para que outras páginas não sejam deletadas.

A Comissão Nacional da Verdade foi um colegiado instituído através da Lei 12.528/2011 para investigar as graves violações de direitos humanos praticadas por agentes do Estado ocorridas entre 1946 e 1988. Em dezembro de 2014, a comissão entregou seu relatório final à presidente Dilma, onde conclui que a prática de detenções ilegais, tortura, violência sexual, execuções e outras violências resultaram de uma política de Estado, sendo considerados crimes contra a humanidade.

Desde então, a responsabilidade pelo acervo, incluindo as redes sociais da CNV, é responsabilidade do Arquivo Nacional, que faz parte da estrutura do Ministério da Gestão. Ainda que as redes não tenham tido novas publicações desde o encerramento dos trabalhos da comissão, o conteúdo divulgado nas plataformas digitais são documentos de pesquisa que seguem sendo estudados por acadêmicos brasileiros.

Essa possível má gestão ameaça as demais redes da CNV, como o Youtube. Se o canal sair do ar, impedirá uma das únicas maneiras de acessar livremente, de qualquer lugar do Brasil e do mundo, os depoimentos das testemunhas da Comissão Nacional da Verdade. Atualmente há 565 vídeos no canal.

Fotos: Pablo Valadares e Marina Ramos/Câmara dos Deputados