Pastor Henrique Vieira propõe criação de CPI do Trabalho Escravo
“O trabalho análogo à escravidão é reflexo de uma sociedade elitista e racista e com pouca garantia de direitos humanos”, afirma o deputado do PSOL
10 mar 2023, 16:04 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundosNa última quinta-feira (9), o deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL) protocolou um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ocorrências de trabalho análogo à escravidão no país e o envolvimento de grandes empresas nacionais, inseridas ou não em cadeias globais de produção.
“O trabalho análogo à escravidão é reflexo de uma sociedade elitista e racista e com pouca garantia de direitos humanos. Infelizmente não se trata de um caso isolado, mas sistêmico. É urgente não esquecer nem negligenciar as diversas denúncias. Por isso, uma ampla e consequente investigação se faz necessária”, afirma Pastor Henrique Vieira, que também é um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara dos Deputados e busca o apoio da base do governo para implementar a CPI.
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, a quantidade de trabalhadores encontrados em situação análoga a escravidão cresceu nos últimos dois anos, atingindo 4.534 pessoas, em sua maioria pessoas não brancas.
Recentemente, dois casos envolvendo o resgate de trabalhadores em condições análogas a escravidão revoltaram o país, em vinícolas na Serra Gaúcha e em fazenda de cana-de-açúcar no interior de São Paulo.
Foto: Pablo Valadares / CD