Vitória! Aprovado projeto que reconhece o cuidado materno como trabalho
Proposta da deputada Talíria Petrone prevê aposentadoria para mães.
25 nov 2022, 12:08 Tempo de leitura: 0 minutos, 56 segundosA Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou o Projeto de Lei 2757/2021, de autoria da deputada Talíria Petrone (RJ), que reconhece o cuidado materno como trabalho e garante a aposentadoria para mulheres com filhos que não conseguiram se aposentar por outros meios. O PL foi aprovado junto com outros projetos semelhantes, como os de Perpétua Almeida e Jandira Feghali.
“O trabalho materno não pode continuar invisibilizado! Quantas mães são obrigadas a largar o trabalho formal para se dedicar às crias? Quantas se sobrecarregam pra cuidar dos seus pequenos? É justo que esse esforço não seja reconhecido? Quem dá suporte a essas mães na velhice?”, afirma Talíria.
Para a deputada, o cuidado materno precisa ser reconhecido como trabalho e essas mães tem que ter direito à aposentadoria. “Ainda há muito a avançar com relação à discussão sobre a divisão dos cuidados com os filhos, pois há sempre uma mãe se sobrecarregando para fazer a roda do mundo girar.”
“Agora vamos continuar batalhando para a aprovação total desse projeto tão fundamental!”, completou Talíria.