Ivan Valente

De São Paulo

A luta de Ivan Valente por democracia e justiça social sempre esteve lado a lado com os movimentos sociais e as lutas populares, enfrentando os interesses dos poderosos. No parlamento ou nas ruas, sua voz nunca se calou. Foi assim durante o regime militar, que combateu até o seu fim, sendo perseguido e preso pela repressão. Unindo a coerência de quem nunca recuou de suas convicções com a ousadia de quem não perde a esperança em um Brasil mais justo, foi um dos deputados federais mais votados por São Paulo nas últimas eleições.

Na década de 1980, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, sendo membro da sua Direção Nacional por 17 anos e deputado estadual por dois mandatos (1987/90 e 1991/94). Em 2003, foi contra a posição do partido, em oposição à Reforma da Previdência, que retirou direitos dos trabalhadores em benefício dos Fundos de Pensão privados. No ano seguinte, elaborou uma proposta alternativa à política econômica do governo, que não foi implementada pelo governo Lula. Em ambas as vezes foi punido pelo partido. Em 2005, rompeu com o PT.

 Em 2006, Ivan é reeleito deputado federal pelo PSOL.

Ivan foi presidente nacional do PSOL de 2011 a 2013, líder do partido na Câmara dos Deputados em 2015 e 2019.

Ivan Valente foi membro titular da Comissão Especial da Reforma da Previdência, sendo uma das principais vozes em oposição à proposta do governo Temer. Foi titular também da CPI da Petrobras, notabilizando-se por requerer a convocação de políticos, empresários e dirigentes da Estatal. Presidiu a Frente Parlamentar pelo Voto Aberto no Congresso, encabeçou a apresentação ao Congresso do Plano Nacional de Educação, foi um dos parlamentares mais ativos na luta pela destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação, destacou-se na defesa do Código Florestal e contra as mudanças propostas pela bancada ruralista e propôs a CPI da dívida pública, para investigar os impactos sociais e econômicos da dívida dos Municípios, Estados e União.

Saiba mais www.ivanvalente.com.br

ImprimirEmail