Sâmia Bomfim

 De São Paulo

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Foi a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. É a parlamentar mais jovem de uma histórica bancada do PSOL, a única sigla que, além de superar a cláusula de barreira, atingiu a paridade de gênero, elegendo 5 mulheres e 5 homens.

A luta feminista é uma das principais bandeiras do mandato de Sâmia. Quando vereadora, entre outras medidas, ela aprovou a Lei 16.684, que obriga estabelecimentos públicos e privados do município de São Paulo a afixarem, em suas dependências, placas informativas sobre o Disque 180 - Disque Denúncia da Violência Contra a Mulher. Já na Câmara dos Deputados, ajudou a aprovar, entre outras, medidas de respaldo às mulheres durante a pandemia do coronavírus.

Sâmia está na linha de frente na luta contra o conservadorismo e os retrocessos, sempre defendendo a educação pública, o SUS, a cultura, a moradia, a segurança alimentar, o direito à cidade, os Direitos Humanos, das mulheres, dos LGBTs, das negras e dos negros, das pessoas com deficiência, da juventude e dos trabalhadores.

Seu mandato é feminista e, por isso, apresenta e aprova projetos que propõem a igualdade de gênero e direitos para as mulheres. De acordo com o ranking elaborado pela revista AzMina, Sâmia é a parlamentar mais atuante na causa feminina em todo o Brasil.

Além das ações legislativas, Sâmia mantém um gabinete plural, faz questão de estar presente em muitas manifestações, prestar contas à população nas ruas e fazer das redes sociais uma ferramenta de aproximação e de participação política.

Juntas, as deputadas da bancada feminina do PSOL na Câmara vão levar adiante o legado de Marielle, exigir justiça e defender a vida das mulheres.

E promover a luta antifascista e antirracista. Fora, Bolsonaro!

Saiba mais www.samiabomfim.com.br 

 

Foto: Cleia Viana / CD

ImprimirEmail