PSOL em defesa das praças militares em projeto apresentado pelo governo

PSOL em defesa das praças militares em projeto apresentado pelo governo

Os deputados Glauber Braga e Marcelo Freixo, membros do PSOL na Comissão Especial que analisa a proposta de reforma da Previdência dos militares, tem defendido que seja feita justiça às praças das Forças Armadas no Projeto de Lei 1645/2019, apresentado pelo governo Bolsonaro. As mudanças também atingem os bombeiros e policiais militares.

Na reunião do dia 23/10, o PSOL votou contra a parecer de relator e defendeu equiparação e igualdade dentro das Forças Armadas. Ainda faltam destaques (propostas de alterações no texto) para serem votados, em reunião marcada para a próxima semana.

O projeto é, ao mesmo tempo uma reforma da Previdência para os militares e uma proposta de reestruturação de carreira, ambos de forma injusta para a categoria: a reforma aumenta e estabelece a mesma taxa previdenciária, independentemente da patente, enquanto o projeto de reestruturação privilegia os oficiais de alta patente em detrimento dos chamados graduados (soldados, cabos, sargentos, tenentes e subtenentes). Ou seja: na reforma da previdência, a base das Forças Armadas perde mais, e na reestruturação das carreiras ganha muito menos. O deputado Edmilson Rodrigues se manifestou no plenário da Câmara dos Deputados e criticou o projeto apresentado pelo governo.

“O PSOL tem plena consciência da importância das Forças Armadas para a defesa da soberania nacional. A luta do PSOL tem sido, respeitando o direito do oficialato, garantir direitos às praças. Porque a diferença na proposta é realmente oceânica. Nós queremos diminuir essa diferença para dar dignidade ao conjunto das forças armadas e não só ao oficialato”, afirmou Edmilson.

O PSOL apresentou um voto em separado na Comissão, que deve ser votado na próxima terça-feira (29/10), para garantir os direitos de quem está na base da hierarquia dos militares e tem os menores rendimentos que estão sendo injustiçados com seus direitos retirados.

 

Marcelo e Glauber avaliaram o final da reunião. Veja:

https://www.facebook.com/psolnacamara/videos/2416013671980502/?eid=ARDDSJhlJBepJFyTlqnUeQF9d1Q99VdgnR3qgufxRCtal0kqG0sWaj32UcI5Du7N6qSoFeTGI_PXsYqv

 

Leia o voto em separado do PSOL:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1818563&filename=VTS+1+PL164519+%3D%3E+PL+1645/2019

 

Com informações do mandato do deputado Edmilson Rodrigues.

Foto: Vinícius Loures / Câmara dos Deputados

ImprimirEmail