PSOL propõe investigação de milícias pela Polícia Federal

PSOL propõe investigação de milícias pela Polícia Federal

O deputado Marcelo apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que a atribuição da investigação e do enfrentamento às milícias passe a ser responsabilidade da Polícia Federal.

A proposta foi apresentada no grupo de trabalho que discute o pacote Moro.

Marcelo Freixo, que comandou a CPI das Milícias quando era deputado estadual no Rio de Janeiro, disse que os crimes das milícias envolvem agentes públicos e delitos de colarinho branco, elas estão entranhadas em nossas instituições e, por isso, é importante a PF assumir essa tarefa. Esse é um passo fundamental para o enfrentamento do crime organizado no país e, principalmente, no Rio de Janeiro.

“São as polícias locais que deveriam investigar mas, muitas vezes, há policiais da ativa no comando das milícias. Se você olhar o histórico da CPI das Milícias, na época (2008) teve muita prisão. Mas, de lá para cá, 10 anos depois, continuaram a dominar território, crescendo atividades econômicas, mas nenhum departamento específico para investigar milícia foi criado”, declarou o deputado.

Segundo ele, é “fundamental” que a Polícia Federal seja forçada a investigar. “Nem que trabalhe em cooperação, mas a responsabilidade tem de ser de uma polícia mais independente no Estado. É o espírito da PEC, que já está assinada e agora vamos coletar as 171 assinaturas para que ela comece a tramitar”, afirmou.

ImprimirEmail