PSOL cobra explicações sobre reunião sigilosa entre o governo brasileiro e israelense

PSOL cobra explicações sobre reunião sigilosa entre o governo brasileiro e israelense

A bancada do PSOL protocolou nesta quarta-feira (15) três requerimentos de informações cobrando explicações sobre a reunião sigilosa entre representantes do Brasil e de Israel, ocorrida na última segunda, dia 13 de maio.

Da reunião teriam participado o responsável pelos Assuntos Estratégicos do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Joshua Zarka e integrantes do Itamaraty, Ministério da Defesa, Gabinete de Segurança Institucional, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência. Entre os assuntos tratados, um pedido de Israel para que o Brasil tomasse partido sobre a tensão no Oriente Médio e condenasse o que considera atos beligerantes do Irã na região, além do comércio internacional de armas, considerando o Decreto presidencial 9.785.

Para o PSOL, o fato é alarmante, mas não surpreendente, já que Israel é um dos líderes em exportação de armas e tecnologias militares e de segurança no mundo.

Os requerimentos são destinados ao Gabinete de Segurança Institucional (RI 575), ao Ministério das Relações Exteriores (RI 576) e ao Ministério da Defesa (RI 577).

 

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1747962&filename=RIC+575/2019

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1747963&filename=RIC+576/2019

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1747964&filename=RIC+577/2019

ImprimirEmail