PSOL é destaque no Prêmio Congresso em Foco.

Os cinco deputados e a deputada receberam votos da população e de um júri.

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados foi, mais uma vez, grande destaque na 11ª Edição do Prêmio Congresso em Foco – premiação concedida aos parlamentares que se destacaram por suas atuações no Congresso Nacional. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (13), em Brasília (DF).

O deputado Glauber Braga (RJ) foi o deputado mais bem avaliado pelo júri especializado. Ao receber o prêmio principal, Glauber agradeceu à bancada do PSOL e ao partido. "Quero agradecer minha equipe de trabalho, que se esforça incansavelmente". Ele também fez crítica à atuação de alguns colegas de Câmara. "Não aceitaremos como fato consumado ampliação do estado de exceção e desmonte do Estado brasileiro. 2019 vai ser diferente de 2018. Fora, Temer!", encerrou o deputado.

Os jurados também destacaram a atuação de Glauber na categoria Defesa da Advocacia Pública.

Na avaliação, os jurados levaram em conta critérios como a assiduidade em sessões deliberativas, a participação nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e os compromissos no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

 

Representantes da população

O deputado Chico Alencar (RJ) é o parlamentar que mais bem representa a população na Câmara, na avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Este é o segundo ano consecutivo que ele lidera a preferência dos jornalistas.

Em terceiro, quarto e quinto lugares, foram indicados pelos jornalistas os deputados Ivan Valente (SP), Glauber Braga e Luiza Erundina (SP), respectivamente.

Entre todos os parlamentares, apenas Chico Alencar e Luiza Erundina foram premiados em todas as edições realizadas. O deputado e a deputada estão sempre entre os melhores no voto popular, da internet, e na avaliação dos jornalistas que cobrem o Congresso desde 2006.

Depois deles, Ivan Valente é o segundo mais premiado, e já recebeu o prêmio em nove das dez vezes em que ele foi realizado.

 

Voto popular

Os seis deputados do PSOL ficaram entre os 20 melhores na avaliação pelo voto popular. Jean Wyllys (RJ) em sexto lugar; Chico Alencar em sétimo; Glauber Braga em oitavo; Luiza Erundina em nono; Ivan Valente em décimo primeiro e Edmilson Rodrigues (PA) em décimo nono.

Jean Wyllys foi indicado também na categoria Redução das Desigualdades Sociais; Ivan Valente, na Defesa da Agropecuária; e Chico Alencar, no Combate à Corrupção e ao Crime Organizado.

 

Com informações do Congresso em Foco.

Foto: Bruna Menezes.

ImprimirEmail