Bancada apresentou requerimento de convocação do ministro da Educação e de informações ao Ministério do Planejamento.

PSOL cobra do governo explicações sobre corte de recursos na Capes

A bancada do PSOL na Câmara protocolou, na terça-feira (07), requerimento de convocação do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, na Comissão de Ciência e Tecnologia. Os deputados entendem que o governo federal deve detalhar as possibilidades de cortes nos recursos destinados à Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, conforme anunciado recentemente.

Além da convocação, a bancada já protocolou um Requerimento de Informação ao Ministério do Planejamento, que deverá ser encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e, a partir daí, respeitar um prazo de até 30 dias para que as respostas sejam enviadas.

O Ministério do Planejamento afirma que o Ministério da Educação (MEC) terá redução global de 11% para o orçamento discricionário em 2019. Já o MEC informou que a Capes terá previsão de corte de cerca de 11% nos recursos.

De acordo com a Capes, o orçamento de 2018 é de R$ 3,880 bilhões, e a redução impactaria negativamente mais de 200 mil pesquisadores bolsistas, prejudicando suas vidas e o andamento dos estudos. Para o PSOL, os prejuízos nas áreas de pós-graduação, formação de professores da educação básica, cooperação internacional e ciência e tecnologia serão irreparáveis, se os cortes se concretizarem.

 

Foto: Luciana Wlacawovsky

 

ImprimirEmail