Por iniciativa do PSOL, Seminário vai debater ocupação urbana em São Paulo

Após tragédia de edifício que desabou, situação de famílias sem moradia nas cidades deve ser debatida.

Por iniciativa da deputada Luiza Erundina (SP), na próxima segunda-feira 28 de maio, Seminário irá debater a situação das ocupações urbanas, em especial na cidade de São Paulo.  Será o Seminário: Direito à moradia e as ocupações urbanas, promovido pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

No último 1º de maio, o Edifício Wilton Paes de Almeida, no centro da capital paulistana, desabou após incêndio e vitimou quase 10 pessoas. O prédio, abandonado e pertencente estava ocupado por cerca de 150 famílias sem-teto.

De acordo com a deputada, dois dias depois da tragédia, uma comitiva de parlamentares esteve no local e conversou com moradores, representantes dos movimentos de luta pela moradia e autoridades locais. “É primordial esse debate para que possamos acompanhar os encaminhamentos acordados nestas oportunidades, como a criação de um grupo de trabalho que tem como objetivo aprimorar políticas de segurança nas ocupações urbanas e a concessão de benefícios para as famílias atingidas por esta lastimável tragédia”, argumenta Erundina.

O objetivo é debater as ações e políticas públicas de moradia e a situação das ocupações urbanas em São Paulo. O encontro abordará os últimos desdobramentos referentes ao desmoronamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, como a situação das famílias e os encaminhamentos dos governos estaduais e municipais para a situação.

O evento contará com a presença de representantes das três esferas do governo, bem como representantes ligados aos movimentos de moradia social, além de parlamentares federais, estaduais e vereadores.
As discussões acontecem no dia 28 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no auditório Teotônio Vilela, a partir de 8h30 e terá transmissão ao vivo no Facebook da Comissão de Desenvolvimento Urbano, e online pela TV Alesp (http://www3.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/). 

 

Foto: Bruna Menezes / PSOL na Câmara.

ImprimirEmail