Conheça o líder

Fernanda nasceu em Alegrete (RS) e é graduada em biblioteconomia pela UFRGS. Possui pós-graduação em História do Brasil pela FAPA/RS. É bancária licenciada do Banrisul, banco público do RS. É uma militante, feminista, socialista e internacionalista.

Começou sua atuação no movimento estudantil, ainda no ensino médio nas lutas contra as privatizações neoliberais do final dos anos 90 ainda no governo FHC. Já no movimento estudantil universitário, muito atuante na defesa da educação pública, de qualidade e popular, tornou-se coordenadora do DCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Identificada com o feminismo e com a necessidade da organização partidária, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, mas logo deixou o partido quando expulsaram parlamentares como Luciana Genro, Babá, João Fontes e, na época, a senadora Heloísa Helena por votarem contra a Reforma da Previdência no primeiro ano de governo Lula (2003). No mesmo ano, Fernanda ajudou a construir o Partido Socialismo e Liberdade.

Em 2008, a juventude do PSOL decidiu ter uma candidatura à vereança em Porto Alegre e Fernanda concorreu, sendo parte da primeira bancada do PSOL na Câmara de Vereadores da capital junto com Pedro Ruas. Em 2012, Fernanda concorreu à reeleição e recebeu 7.214 votos, sendo a mais votada entre as mulheres eleitas. Em 2016 foi a parlamentar mais votada da cidade, com mais de 14 mil votos. Como vereadora, permaneceu na Câmara Legislativa até 2018, quando assumiu o mandato na Câmara Federal em Brasília, após ser eleita Deputada Federal.

2019: primeiro ano de Deputada Federal

O enfrentamento ao governo Bolsonaro não vai ser uma corrida de 100 metros, vai ser uma maratona. Mas é preciso cumprir essa maratona. E é possível vencer! Foi com bravura, coragem e unidade que resistimos e derrotamos o governo em muitos momentos em 2019. Que não nos falte coragem pra seguir! Confira nossas principais lutas no primeiro ano de mandato!

 

Saiba mais na página https://fernandapsol.com.br/ 

ImprimirEmail